terça-feira, 17 de março de 2009

Informativo 3 - Moçambique 2010

Seu cofrinho já está quase cheio? Então prepare-se, o primeiro resgate será em maio!

Desde o começo de sua formação Moçambique recebe influência árabe e consequentemente muçulmana. Neste informativo queremos te apresentar a "feijoada muçulmana" feita lá em Ibo, mostrando como a presença da religião influencia a cultura e o dia a dia.

A feijoada à moda do Ibo é a feijoada típica de Ibo, ilha principal do arquipélago das Quirimbas, em Moçambique. Ibo já foi capital dum sultanato, e sua população é quase que exclusivamente muçulmana; por este motivo, o prato não leva porco, e seu preparo tem como base a galinha e o camarão.

Receita
O feijão coze-se primeiro, de preferência com um pedaço de chouriço para lhe dar gosto - chouriço de carne de vaca ou carneiro.
Prepara-se o refogado com os temperos: a cebola não deve ser muito picada, o alho só pisado e tudo isto se frita em muito pouco óleo com tempero de curry; podem pôr-se outros temperos, ao gosto. Depois do refogado estar bem cheiroso deita-se a galinha aos pedaços, mexe-se bem para fritar por fora, sem deixar cozinhar e depois tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar. Se for preciso líquido, nunca usar água: ou cerveja ou vinho branco.
Quando a galinha estiver quase cozida, deita-se o camarão descascado e o feijão e deixa-se ferver só uns 5 minutos. Então, mistura-se nisto tudo uma lata de leite de coco, deixa-se levantar fervura mexendo sempre, não mais que 5 minutos. É considerada mais saborosa quando feita no dia anterior.

Fonte: Wikipédia

E aí, gostou?

Já estamos organizando a viagem para Moçambique que acontecerá agora em julho. Essa não será uma viagem turística e sim com o objetivo de servir o povo de lá. Se você está interessado em ir para trabalhar nas áreas de ensino, saúde e assistência social entre em contato com a gente pelo email: cecore@corredoresdoreino.org.br

4 comentários:

Fabíola Paiva disse...

Rebs!
O blog está cada dia melhor =)
Deus abençoe vocês e vamo enchendo os cofrinhos!!

Beijos

Anônimo disse...

Tá muito legal mesmo o blog, gente!
E uma ajudinha pra quem quiser fazer a receita: tempero Caril é a mesma coisa de Curry! Beijos

Anônimo disse...

Lindezas, muito obrigada pelo apoio. Se forem fazer a feijoada me chamem para comer!

Beijos

ASSOCIAÇÃO CORREDORES DO REINO disse...

Aproveitei e já mudei pra curry no blog.

Bjos