terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aulas de Literatura e um livro...

Renato de Oliveira está se dedicando à escrita do livro “Contos do Morro”, sobre o universo da favela do Morro das Pedras, mais especificamente, da Vila Leonina. A partir de entrevistas com moradores da Vila e com missionários do CECORE, ele escreve histórias que retratam seu modo de vida, sua expressão, sua identidade. O autor se propõe, através da literatura, a potencializar aventuras, conflitos, sentimentos e idéias dos habitantes e de missionários desse território de exclusão em Belo Horizonte, dando projeção a suas vozes.

Excluídos da sociedade, mas presentes, de forma muito especial, no coração de Deus: “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11:25). A experiência de conhecer pessoas da Vila Leonina marcou a vida de Renato. Ele tem buscado expressar algo dessa graça reservada aos pequeninos, com a qual está tendo contato em seu trabalho na Vila Leonina.

O livro incluirá, ainda, textos elaborados com a participação de adolescentes do Morro das Pedras, em oficina ministrada por Renato de Oliveira no CECORE. Essa atividade visa ao desenvolvimento dos jovens nos seguintes aspectos: percepção do mundo; capacidade de expressão; compreensão de texto; competência na escrita; respeito e reconhecimento uns dos outros; auto-estima e cidadania.

Nenhum comentário: